Controle de Custos

Os aumentos nos custos geralmente ocorrem em paralelo aos atrasos e desvíos de cronograma. Desta forma além do planejamento e do gerenciamento dos prazos é necessário um controle dos custos.

Para tal, são analisados os custos previstos com base na planilha original e nas interdependências de prazos assumidas conforme o cronograma.

O gerenciamento dos custos, e o seu controle baseiamse nos recursos próprios e de subempreiteiros, assim como na compra dos materiais.

São constatadas as origens e causas dos desvios de custos. Caso estes desvios tenham sua origem causada pelo contratante, ou sejam de sua responsabilidade, ocorrerá a elaboração de uma reivindicação.

O levantamento dos custos ocorre no canteiro de obras sob responsabilidade do engenheiro/encarregado geral da obra. Os quantitativos mensais de produção  são levantados semanalmente/mensalmente. A exatidão dos levantamentos depende do grau de detalhamento destes relatórios

O relatório de produção é especialmente importante como base para uma reivindicação e da exatidão dos números levantados por ele depende o embasamento da reivindicação, sendo esta reivindicação mais precisa quanto mais preciso forem os dados fornecidos pelo relatório . Especialmente nos contratos por empreitada isto se faz importante e necessário.